Yoga é uma prática milenar com a sua existência datada a cerca de 5000 anos. Seu berço é a Índia e no início do século XX foi trazida para o Ocidente através de alguns de seus grandes mestres e propagadores.
No Ocidente conhecemos mais o yoga através da prática de hatha ou hatha yoga, em que podemos definir muito rapidamente como um conjunto de técnicas e práticas que permitem a integração ou a união de corpo, mente e espírito.
O caminho do hatha yoga se dá através de ássana (posturas), pranayama (exercícios de respiração) e meditação. Mantra (palavras repetidas de forma consciente e ordenada), exercícios de visualização e relaxamento costumam e podem compor uma prática de hatha yoga.
O yoga aborda um amplo aspecto filosófico e diversas linhagens e estilos de prática. No entanto é mais comum as práticas de hatha yoga conforme descrevemos acima.
É possível apontar inúmeros benefícios com a disciplina da prática como; aumento de flexibilidade, força, equilíbrio, aumento da capacidade pulmonar, atenção, foco e aumento do estado de bem estar físico, emocional e mental.
Todo praticante bem disposto pode encontrar no yoga um caminho para a serenidade e a paz. Um caminho de harmonia consigo mesmo e com todas as formas de existência que compõem o mundo.

Especialista

Rafaela Amaral

Iniciou a prática em 2011 com o professor Diego Cerqueira como curso de extensão na Unicamp. Fez formação pelo Núcleo SOMA em 2015.
Participou de retiros de meditação Vipassana e outras atividades de serviço desinteressado com foco em aprimoramento pessoal e autoconhecimento. Tem formação em Reiki nível 1 e Magnified Realing.
Graduada em História, educadora e permacultora.
“Acredito que o yoga é uma prática que vai muito além das posturas. É um profundo caminho de autotransformação”.

Entre em contato através do formulário: